A Quiet Passion, que poderia ser traduzido como "Uma Paixão Silenciosa", traz a biografia de uma das maiores poetisas americanas: Emily Dickinson. Interpretada por Cynthia Nixon (a Miranda de Sex and the City), a reclusa escritora do século XIX tem sua vida recontada a partir das cartas que ela escrevia para parentes e amigos, onde falava do seu cotidiano.
O filme com lançamento previsto para 2016 é dirigido por Terence Davies, que também escreveu o roteiro. "Quando li o que Terence havia escrito, fiquei consumida pela personagem", disse Cynthia para o jornal The Guardian. "As palavras de Emily Dickinson e de Terence de alguma forma se encaixaram para criar um elixir inebriante. Quando terminei o script, eu sabia que teria que ser parte daquela história."
Cynthia e Terrance, brincando no intervalo do trabalho. |
Emily
A poesia de Dickinson é agora amplamente admirada por sua lucidez, misticismo, energia e paixão; mas, em vida, ela teve pouquíssimas obras publicadas. Foram cerca de uma dúzia de seus 1.800 poemas, e nem mesmo a família estava ciente da extensão desse trabalho. Conhecida reclusa, ela manteve uma correspondência passional com uma série de pessoas próximas. Assim como aconteceu com a escritora Jane Austen, as cartas são a maior fonte de informação sobre o cotidiano de Emily.
Escondo-me na minha flor,
Para que, murchando em teu Vaso,
tu, insciente, me procures –
Quase uma solidão.
Para que, murchando em teu Vaso,
tu, insciente, me procures –
Quase uma solidão.
Embora nunca tenha se casado, alguns homens marcaram sua inspiração poética. Em 1862, o crítico literário Thomas Wentworth Higginson escreveu um artigo para uma revista chamado "Carta a um Jovem Colaborador", no qual dava aconselhamento para jovens escritores. Emily leu e escreveu uma carta diretamente para Higginson, pedindo uma opinião sobre seu trabalho. Foi o início de uma amizade e da correspondência que duraria 23 anos.
Emily Dickinson |
Dizem que o tempo ameniza
Isso é faltar com a verdade
Dor real se fortalece
Como os músculos, com a idade
Isso é faltar com a verdade
Dor real se fortalece
Como os músculos, com a idade
Qualquer que tenha sido a realidade das experiências pessoais de Emily, sua poesia explora as complexidades e as paixões das relações humanas com uma linguagem que é tão sugestiva e atraente como seus escritos sobre espiritualidade, morte e natureza. Dickinson dá vida às coisas, expressando idéias claras através de uma linguagem muito plástica.
Porque eu não pude parar para a Morte –
Ela gentilmente parou para mim –
Na Carruagem, apenas nós – E a Imortalidade.
Ela gentilmente parou para mim –
Na Carruagem, apenas nós – E a Imortalidade.
Lavinia Dickinson
O orgulho de Vinnie em sua irmã brilhante, e ela tinha uma forte devoção em protegê-la. Após a morte de seu pai em 1874 e o acidente vascular cerebral da mãe no ano seguinte, Vinnie e Emily cuidaram da mãe inválida até a morte dela, em 1882. Quando Emily morreu em maio de 1886, Vinnie foi queimar sua correspondência como ela havia pedido. Mas para sua surpresa descobriu centenas de poemas sobre os quais Emily jamais tinha dado instruções.
Determinada a partilhá-los com o mundo, Vinnie passou os próximos treze anos insistindo com sucesso e persuadindo editores a publicar os poemas e cartas de sua irmã. Sem o que Emily chamava de "a voz inicitadora" de Vinnie, hoje saberíamos muito pouco ou nada sobre a grande poesia lírica de Dickinson.
Imagens: Hurricane Films/Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário