Latest News

Cider with Rosie, a poesia e a dor da juventude


Na Inglaterra pós Primeira Guerra, dois mundos prestes a acabar se encontram: o do menino Lol e o do próprio vilarejo para onde ele se muda com a família, uma idílica aldeia de Gloucestershire. O lugar, com campos repletos de montes de feno e uma rotina tão vagarosa quanto melancólica, ainda não conhecia modernidades como veículos motorizados e luz elétrica. O menino, logo iria crescer, descobrir o amor e as tristezas da vida. É nessa atmosfera poética que a história de Cider with Rosie (Cidra com Rosie) nos é contada.


O filme para a TV feito pela BBC é baseado no livro de mesmo nome do poeta e novelista Laurie Lee, um clássico da literatura britânica. O personagem Lol (interpretado na infância por Georgie Smith e na adolescência por Archie Cox), representa o próprio autor quando criança, que acompanhamos numa jornada pessoal de exploração e descoberta enquanto passa de menino para homem. Veja o trailer:


Para as gravações, a cidadezinha inglesa de Miserden foi "envelhecida" cem anos. A estrada de asfalto foi coberta de terra, automóveis foram substituídos por carroças e todos os sinais da nossa época foram cuidadosamente apagados. Num cenário assim, como era de se esperar, o filme é cheio de momentos nostálgicos e poéticos.


Mas o romance tem também seu lado sombrio: ele narra a morte prematura de uma criança; uma tentativa de estupro; um assassinato brutal, encoberto porque "os homens que mataram pertenciam à aldeia". É o choque de crescer e aprender as dores do mundo, misturado com a doçura de ter ainda a vida inteira pela frente.

Imagens: BBC/Origin/Laurence Cendrowicz e Stroudlife
Postar um comentário

Charmed Séries News Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.