O verdadeiro nome dela era Anastasia, filha de um sacerdote de origem grega que foi raptada e vendida como escrava na Turquia, no século 17. Mas a jovem acabou se tornando uma das mulheres mais poderosa do Império Otomano, no chamado "sultanato das mulheres". Sua vida fascinante é contada na série que a rede turca Star TV está exportando para o mundo, Sultana Kösem.
Anastasia tinha apenas 15 anos quando foi vendida ao sultão Ahmed I, tornando-se sua consorte favorita e ganhando um novo nome: Kösem. Depois disso, alcançou poder e influência. Sente só no promo:
Depois da morte do sultão, ela se tornou Rainha Mãe e determinou o curso do Império Otomano através de seus filhos, o sultão Murad IV (1623–40) e Ibrahim I ('o louco', 1640–48) e depois através do neto, Mehmed IV (1648–87).
Kösem era querida pelo povo e conhecida por sua caridade, mas nem sempre era flor que se cheire. Não pensava duas vezes em tirar quem quer que fosse do seu caminho para exercer o poder. E não escapou de traição dentro da própria família. Mas não vou contar o fim da história...
Imagens: Facebook Sultana Kosem
Nenhum comentário:
Postar um comentário