Dizem que um dos maiores segredos da aristocracia britânica é o quanto de sangue americano corre em suas veias...
Ninguém melhor do que a Lady Cora Grantham de Downton Abbey, a atriz Elisabeth McGovern, para apresentar Princesas Americanas de um Milhão de Dólares. A série do canal americano Smithsonian narra as histórias reais das ricas jovens americanas que, no final do século 19, atravessaram o Atlântico para se casar com nobres ingleses falidos.
Na época, a aristocracia britânica estava com pouco dinheiro para manter suas propriedades rurais incrivelmente luxuosas, e o dispendioso estilo de vida. Por outro lado, nos Estados Unidos, os "novos ricos" prosperavam; mas o que tinham de dinheiro lhes faltava em classe e berço.
A série conta como essas jovens - filhas de milionários americanos - trocaram sua fortuna pelos títulos de nobreza, o glamour e a respeitabilidade das velhas famílias inglesas, obtidos através do casamento, é claro. E não foi pouca coisa, não! Mais de duzentas moças seguiram da América para a Europa até o começo do século 20, em busca de um noivo na alta sociedade britânica. Foram justamente essas histórias reais que inspiraram a Lady Cora da ficção.
Elisabeth McGovern como Lady Cora em Downton Abbey |
Já Frances Work uniu-se ao futuro Barão Fermoy, mas o casamento não durou. No entanto, ela foi mãe de Edmund, avô materno da Princesa Diana. Seu tataraneto, o Príncipe William de Gales, deve no futuro se tornar o rei da Inglaterra.
Jennie Jerome e Consuelo Vanderbilt (em seu vestido de noiva) |
É claro que as americanas não tinham apenas a grana como trunfo. Eram bem cuidadas, sabiam se vestir melhor que as rivais inglesas e tinham muita vontade de aprender as maneiras consideradas elegantes no velho mundo. Veja um trecho do episódio sobre Mary Leiter, que chegou a vice-rainha da Índia:
Princesas Americanas de um Milhão de Dólares mostra que muitas das jovens herdeiras fizeram desse limão uma limonada, conquistando o amor verdadeiro dos maridos, exercendo poder e influência. A série já foi renovada para a segunda temporada e pode ser assistida online (em Inglês, com legendas no mesmo idioma), junto com vários vídeos extras bem legais sobre como a produção foi feita. Além disso, o show também está disponível no iTunes.
Imagens: Smithsonian/ITV/Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário