Latest News

Poldark: amor e idealismo com produção caprichada da BBC


O ano é 1783. A Grã Bretanha está numa crise turbulenta, com a queda dos salários e dos empregos, o aumento dos preços e a agitação civil. Apenas os banqueiros têm motivos para sorrir. Nesse cenário, Ross Poldark (Aidan Turner) retorna da guerra americana da Independência para sua terra natal, a Cornualha, apenas para encontrar seu mundo em ruínas.

Assim começa a história de Poldark, série baseada nos romances históricos escritos pelo autor Winston Graham. São 12 livros, os sete primeiros passados no século 18 terminando no Natal de 1799, e os cinco restantes nos primeiros anos do século 19. A saga conta as vidas dos descendentes dos personagens principais dos romances anteriores.


Sinopse

Quando a série começa descobrimos que Ross, um oficial do exército britânico, foi para a guerra apenas para escapar de uma condenação. Ferido, ele é mandado de volta para casa, mas não encontra mais o mundo que deixou. O pai dele faleceu, a terra está arruinada e sua noiva Elizabeth (Heida Reed), acreditando que ele havia morrido na guerra, está prestes a se casar com seu primo Francis Poldark (Kyle Soller). Na verdade, a única pessoa que parece ficar feliz em revê-lo é sua bondosa prima Verity (Ruby Bentall).


Ross luta para restaurar a própria fortuna reabrindo uma das minas de estanho abandonadas da família, enquanto tenta ignorar o casamento do primo com sua amada. Elizabeth ainda tem sentimentos por ele mas, aconselhada pela mãe, escolhe ficar ao lado do rico Francis.

No vilarejo local ele conhece Demelza (Eleanor Tomlinson), uma garota pobre, órfã de mãe e tratada como um saco de pancadas pelo pai, um mineiro bêbado. Com pena, Ross oferece para ela trabalho como cozinheira. Demelza é um tanto selvagem, mas é bem disposta e tem sede de conhecimento. Logo, o povo da vila começa a fofocar sobre a relação dos dois. O fato é que ela realmente se apaixona por Ross, mas ele ainda não superou a perda do amor de Elizabeth.

Veja o trailer da primeira temporada:


Verity também terá seu coração partido. Com 25 anos, ela é considerada uma "solteirona" para os padrões da época e um peso para a família, embora seja dela que grande parte do bem estar de todos dependa. Verity se apaixona - e é correspondida - pelo Capitão Andrew Blamey (Richard Harrington). Mas, devido a um problema do passado de Blamey, a família se opõe à ligação e a proíbe de ver seu amado.

No campo dos negócios, as coisas estão difíceis. Os preços dos minérios estão caindo sob a pressão de especuladores como George Warleggan (Jack Farthing), um jovem banqueiro ambicioso e sem escrúpulos. George se torna o principal rival de Ross, fazendo de tudo para arruinar os Poldark.


A primeira temporada de Poldark estreou no Reino Unido em março de 2015, e teve oito episódios. A segunda já está em gravação, e deve ir ao ar em março/abril de 2016.

Personagens principais:

Ross Poldark - Um homem de contradições, Ross tem um forte senso de justiça social mas desprezo pela autoridade. É imprudente e ainda assim cheio de integridade. Carismático, mas realista.

Volátil e ferozmente leal, está dividido entre duas mulheres e duas classes sociais. "Quando o vimos pela primeira vez, ele está em crise", descreve o ator Aidan Turner. "Ele foi para a guerra jovem, arrogante, confiante e com uma atitude despreocupada, fugindo de um monte de coisas. Na América, foi confrontado com a morte todos os dias, e volta sem saber mais quem realmente é".

Ross admira quem trabalha duro e trata todas as pessoas com respeito, sem importar qual sua posição na sociedade. É um idealista, um verdadeiro guerreiro das classes menos favorecidas.



Demelza Carne - Vítima de violência e abandono familiar, Demelza só tem na vida o seu amado cão Garrick. Suja, faminta e vestida com farrapos, ela chega a ser confundida com um menino por Ross, que lhe oferece um emprego.

Demelza não é do tipo que desperdiça oportunidades ou se acomoda, e usa sua chance para aprender e melhorar a si mesma. Logo, se torna o braço direito do patrão na casa, e vai disso...


Para isso:


"A jornada dela em apenas oito episódios é simplesmente extraordinária" diz a atriz Eleanor Tomlinson. "Ela é extremamente resistente e tem essa sabedoria das ruas, mas nunca se torna dura demais. Ela é muito diferente de Elizabeth, mas ainda assim você tem que amá-la."

Elizabeth Chynoweth - Linda e bem educada, é uma flor de estufa criada para brilhar entre a aristocracia. É uma pessoa boa e genuína, mas também uma escrava das convenções sociais da época, e por isso prefere a aparente estabilidade de Francis à paixão pelo intempestivo Ross.

Em sua defesa, devemos lembrar que, na época, as mulheres tinham apenas alguns poucos anos da juventude para se casar antes de serem consideradas "solteironas" - um estigma social. Eram pressionadas a fazer isso logo, e quando Ross ficou três anos ausente sem escrever sequer uma carta, Elizabeth acreditou que devia tocar sua vida adiante. "É importante para Elizabeth saber seu lugar na sociedade e ser respeitada por aqueles ao redor dela", diz a atriz Heida Reed. "Ela poderia seguir seu coração, mas sente moralmente que deve fazer a coisa 'certa', mesmo que sofra por isso."


Francis Poldark - Nascido em berço de ouro, o primo de Ross tem caráter fraco e ressentido. Incapaz de assumir os negócios do pai, se entrega à bebida e ao jogo. Conhecedor dos verdadeiros sentimentos da esposa, passa a preferir a companhia de prostitutas.

"Ele tem esse pai exigente que nunca consegue agradar, e sente que não tem um lugar na vida", diz o ator Kyle Soller. "Sua melhor qualidade é a sua bondade, generosidade e seu amor por Elizabeth mas, quando Ross volta, ele se sente fora dos eixos e começa seu declínio."


Verity Poldark - A irmã de Francis é provavelmente a mais gentil, carinhosa e sincera integrante da família. Ela mostra uma alegria genuína quando descobre que Ross está vivo, pois sente que o primo está mais ao seu lado do que o próprio irmão. Mais tarde, vai ajudar na transformação de Demelza, pela qual essa lhe será eternamente grata.

Tratada com desprezo pela sociedade por ter "ficado pra titia", Verity ainda por cima tem que suportar quando o pai e o irmão se opõem ao ser relacionamento com o Capitão Blamey. "Podia ser muito difícil para as mulheres naqueles tempos. Se você não encontrasse alguém para casar acabaria como solteirona e, no caso de Verity, cuidando de seu pai para o resto de sua vida - o que seria um resultado muito infeliz", diz a atriz Ruby Bentall.


George Warleggan - O rico banqueiro é o antagonista por excelência da história. É o símbolo do capitalismo selvagem, que faz fortuna manipulando e destruindo os outros, usando os amigos para conseguir o que quer. Se torna o inimigo natural de Ross.

O banqueiro tem origens humildes e não gosta de ser lembrado disso. Assim, cerca a si mesmo de luxo: sua casa é grandiosa e seu armário está cheio de roupas caras e da última moda, que usa para certificar-se de ser observado. "Ele está colocando uma fantasia para se apresentar para a sociedade", diz o ator Jack Farthing. "Mas Ross tem a capacidade de fazer George se sentir inferior".


Cornualha, um cenário magnífico

A paisagem selvagem de campos verdes à beira de um mar límpido e montanhas acidentadas onde se erguem antigas minas é quase que também uma personagem da trama, espelhando o caráter apaixonado e mutável de Ross. Localizada no sudoeste da ilha da Grã-Bretanha, a Cornualha é parte importante dos romances escritos por Winston Graham e a série faz jus à sua beleza.



As minas Botallack e Levant - foram usadas como a mina de Ross, Wheal Leisure, e a de Francis, Tressiders. Ambas são magnificamente situadas na borda do penhasco, mostrando o quão perigoso seria o trabalho para os mineiros. Uma placa na parede exibe os nomes de um menino e de 19 homens que infelizmente perderam suas vidas quando a mina foi inundada, em 1893.


Praia de Porthgwarra - Local que já foi uma próspera enseada de pesca, a bela Porthgwarra é cercada por flores silvestres e pássaros. Na série, vemos botes chegando do mar cheios das sardinhas que garantiam a sobrevivência dos moradores no inverno. Ainda hoje, o local abriga uma pitoresca aldeia de pesca.



Trerice House - mansão elizabetana que inspirou o autor Winston Graham a inventar a propriedade de Francis Poldark, Trenwith. Com interiores requintados e um maravilhoso jardim, a mansão permaneceu pouco alterada pelo tempo ao longo dos séculos, graças a longos períodos com donos ausentes.


Imagens: BBC/Internet

Charmed Séries News Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.