Pela sinopse, o filme vai se concentrar no começo da vida literária da romancista. Ela tinha dezessete anos quando conheceu o escritor e crítico literário Henry Gauthier Willars, o Willy (Dominic West, de The Affair). Ficou fascinada pelo ar mundano, vasta experiência e cultura dele, que era bem mais velho e parecia tratá-la como uma igual - coisa rara naquela época. O namoro durou quase quatro anos e foi retratado até nas páginas da imprensa, já que o Willy era uma figura popular em Paris. Eles se casaram em maio de 1893.
Sidonie-Gabrielle Claudine, a Colette |
A descoberta da infidelidade de Willy foi o início do processo de amadurecimento de Colette, e foi justamente quando o marido avistou nela um talento literário raro. Ele encorajou Sidonie a escrever suas memórias dos anos de escola, e assim nasceu a série de livros Claudine, lançados com a assinatura de Henry Gauthier Willars.
O primeiro livro, Claudine na Escola, foi um sucesso completo. A história de uma camponesa de 15 anos pervertida em sua inocência mistura homossexualidade e amor livre, imensos tabus em 1900. A verdade é que a Paris da Belle Époque era o lugar perfeito para publicar contos de entrega ao hedonismo puro. Claudine era Colette, mas Willy não se importava. Ele recebeu elogios de crítica e público e, aparentemente, chegou a trancar sua esposa em casa "para facilitar a concentração" na escrita de mais livros. Entretanto, a falta de reconhecimento pelo trabalho dela resultou no fim da relação.
O filme Colette deve se fixar nessa dualidade entre Sidonie e Willy. Será que ele apenas se aproveitou do talento dela? Ou foi uma oportunidade já que, de outra forma, uma mulher jamais poderia publicar o que Colette escreveu?
Colette no teatro de variedades |
Sua obra fala das dores e dos prazeres do amor e são notáveis pela evocação sensorial de sons, sabores, cheiros, texturas e cores. São livros tão escandalosos como a vida da autora. Fez sucesso também em obras como Chéri (1920), La Chatte (1933), Duo (1934) e Gigi (1944), que virou filme em 1958 com Leslie Caron no papel principal.
Leslie Caron como Gigi. |
O filme Colette deve estrear em 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário