Latest News

Mulheres marcantes inspiram os documentários que esquentam a corrida pelo Oscar


Documentários para todo tipo de público, e não apenas para aqueles que sempre os amaram (como eu): é o que rolou em 2015 que, mesmo com um número menor de produções, apresentou uma safra de qualidade digna de dar a merecida projeção pra esse tipo de filme. E dessa vez um dos temas principais é a vida de mulheres marcantes da nossa época. A julgar pelos trailers, a briga vai ser boa! Vamos ver?


Um exemplo é Amy, um olhar do diretor Asif Kapadia sobre a vida torturada da cantora Amy Winehouse. Consagrado pelo público, o doc foi indicado para o prêmio da International Documentary Association. Mas batalha contra outras duas produções semelhantes: Janis: Little Girl Blue e Kurt Cobain: Montage of Heck.

 O filme anterior de Kapadia, Senna (sim, sobre o Airton. O cara tem bom gosto), não se classificou para um Oscar, mas ganhou o prêmio BAFTA.


Também tem o profundamente emocionante Malala (He Named Me Malala) de Davis Guggenheim que, como diz o nome, conta a história da garota que se tornou a mais jovem laureada com o Prêmio Nobel da Paz por sua luta pelo direito à educação das mulheres no mundo muçulmano.

Malala Yousafzai vivia no nordeste do Paquistão, onde os talibãs impedem as jovens de frequentarem a escola. Vítima de um ataque armado pela militância, teve que fugir com a família de seu país. No exterior a adolescente prossegue na luta da qual se tornou símbolo sem deixar de ter uma vida como a de várias jovens da sua idade.

Eu poderia contar mais, mas é melhor que vocês vejam logo o trailer:


E na trilha das biografias - em alta neste ano - tem também Iris, uma Vida de Estilo, um delicado perfil da fashionista Iris Apfel e seu estilo inimitável. Este foi o último trabalho do documentarista Albert Maysles, que faleceu logo depois do lançamento. Quem está acostumado com os grandes egos do mundo da moda, que não se engane: uma das qualidades desse doc é justamente mostrar a modéstia, simplicidade e autenticidade da criativa Iris.

E se você (ainda) não a conhece e acha que esse doc pode não ser interessante, aqui vão algumas fotos da personagem da vida real que, a propósito, nasceu em 1921. Valem por um milhão de palavras:




Preparado para o Trailer?


Imagens da Internet

Charmed Séries News Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.